A Johnson Controls é uma multinacional americana presente nos seis continentes, em 1300 localidades e com mais de 170.000 colaboradores. Atua em diversas áreas, como: automação e eficiência de edifícios, monitoramento, HVCA e refrigeração industrial.
Nosso cliente, através da sua área de EHS - Meio Ambiente, Saúde e Segurança, nos contatou com um problema: a alta taxa de incidentes e acidentes com os colaboradores durante sua jornada de trabalho, especialmente as equipes de campo. Como parte de sua política de Dano Zero e diante dessa realidade, a necessidade de uma ação de conscientização apareceu.
Decidimos, em conjunto com o cliente, elaborar uma grande campanha de endomarketing. Mas como impactar mais de 1500 colaboradores, entre times de campo, pessoal de escritório em home office e pessoal de fábrica? Desafio aceito!
A campanha tem por objetivo conscientizar e educar o público interno para atingir o Dano Zero.
A questão central é interromper o fluxo de eventos que terminam por causar o dano (acidente ou incidentes).
Assim, resolvemos trabalhar em cima de três pilares para gerar uma mudança comportamental e a percepção de riscos:
O vermelho é a cor associada ao alerta. Sempre que essa cor aparece, algo nos chama a atenção. Uma emergência, um sinal para pararmos. Assim como no trânsito, o vermelho evoca a atenção para algo urgente e importante.
Pare! Ou você provocará um acidente a partir desse alerta.
Amarelo evoca uma atenção. Sempre que uma situação se torna mais crítica, ouve-se dizer: “acendeu uma luz amarela aqui“. Como que querendo significar: “é preciso mais atenção, é preciso avaliar melhor“.
Avaliar melhor é pensar. Portanto o amarelo é a cor associada ao Pense.
Para atingir nossos objetivos, não basta parar e pensar. Precisamos tomar consciência dos riscos e dos procedimentos para verdadeiramente aprender, ou seja, estar realmente consciente no nosso dia a dia de trabalho.
Portanto, o azul é a cor associada ao aprendizado e a tomada de consciência.
A campanha de endomarketing foi então foi batizada de Pare & Pense.
O pré-lançamento aconteceu em dezembro de 2020 com algumas peças teasers chamando a atenção dos funcionários.
O logotipo que criamos para a campanha é composto de dois pictogramas: a mão e a nuvem.
A mão indica o gesto de parar. Por si só é um ícone forte que comunica que deve-se interromper imediatamente a ação em curso.
A nuvem é muito associada ao pensamento. Nas histórias em quadrinhos os pensamentos dos personagens sempre estão dentro de balões no formato de nuvem. A nuvem, no contexto tecnológico, é onde se encontram o conhecimento e a infinidade de informações disponíveis hoje. Pode evocar tomada de consciência e aprendizado.
As cores escolhidas para o logotipo foram retiradas da paleta de cor oficial corporativa da Johnson Controls.
A mão é utilizada separadamente do logotipo nas diversas peças de comunicação da campanha. Nesse caso ela pode ser utlizada na cor vermelha para identificar o Pare.
A nuvem também é utilizadas separadamente do logotipo nas diversas peças de comunicação da campanha. Nesse caso ela pode ser utilizada na cor amarela de Pense ou azul de Aprendizado.
Grafismos coloridos com os pictogramas que fazem referência à segurança compõem a identidade visual do projeto. Eles podem ser utilizados em diversos formatos, como fundos, vinhetas, rodapés, tarjas, motion graphics, capas de apresentações, telas de fundo, etc; aplicados em shapes quadradros, redondos, circundados ou mesmo soltos formando um pattern.
A campanha teve início em janeiro de 2021 com previsão de duração até janeiro de 2022.
Para a sustentação da campanha, várias peças foram criadas para a ativação de pontos de contato com os colaboradores, como:
Todo mês um novo tema é abordado. Então um lote de materiais lança o tema e o desenvolve com mais profundidade. Durante o mês, o tema é dividido em partes e reforçado, sendo trabalhadas cada uma dessas partes durante as semanas
Acompanhe os números de ativação:
A campanha de endomarketing Pare e Pense, idealizada pelo time de EHS - Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Brasil e criada pelo Estúdio E, chamou a atenção de outras unidades da Johnson Controls.
Então, foi decidido que seria expandido para todas as unidades Johnson Controls LATAM, em mais de 12 países. Assim, todos os materiais mensais e semanais de ativação produzidos pelo Estúdio E, contam com uma versão em Espanhol.