A Simbolicah é uma consultoria de treinamento e desenvolvimento de lideranças e equipes que atua no mercado corporativo desde 1997.
O nome Simbolicah reflete o universo de conhecimentos das sócias, que buscam em diversas fontes o conhecimento para o seu trabalho, desde a filosofia, a psicologia, até a transcendência. Portanto, a cultura da empresa não poderia ser outra a não ser um universo de atuação cheio de referências e símbolos. E essa cultura tem que estar representada na identidade visual da marca.
Fomos chamados para um trabalho de imersão nesse universo simbólico para desenhar a nova identidade visual da empresa, pois, a antiga não refletia bem sua fase atual.
Então, mergulhamos nos símbolos e referências para esse trabalho, que contou com uma importante parte de consultoria em estratégia e posicionamento.
Desafio aceito!
O símbolo que compõe o logotipo concentra diversas referências simbólicas da marca.
As carpas da tradição japonesa Koi Art, representam a boa sorte, a longevidade, a coragem, a resistência, a perseverança, a virilidade, a fecundidade, a intelectualidade e a sabedoria. Elas nadam em forma circular, representando os ciclos dos processos.
O Yin e Yang é um conceito do taoismo que fala sobre a dualidade em todas coisas do universo, mas também as energias opostas, porém, complementares que se relacionam harmonicamente.
Os dois elementos gráficos que compõe o símbolo representam o Yin e Yang e a Koi (que também tem essa relação oposta e harmônica), trazendo esses valores.
O espaço negativo, como é chamado em design gráfico, é a ausência de elementos gráficos num determinado espaço, circundado por outros elementos que, juntos, formam uma imagem. No centro do símbolo há um espaço negativo, que conecta com quatro significados.
O caminho - o formato sinuoso representa um caminho em subida, um percurso de aprendizado e desenvolvimento.
O "S" - representa o S de Simbólicah.
A chama - seu formato lembra uma chama, que representa o conhecimento e inspiração transcendente.
O vazio - representa o silêncio, a meditação, o encontro com o mais profundo do ser.
As cores do símbolo representam os quatro elementos fundamentais:
Fogo - energia, vitalidade, impulso realizador.
Terra - estrutura, consistência, materialização.
Água - emoções, sentimentos, interiorização e auto-conhecimento.
Ar - sabedoria, intelectualidade, pensamentos ordenados.
A nova identidade visual se mostrou bastante versátil e com alto grau de aplicabilidade.
Juntamente com o logotipo, ondas formam o conjunto de elementos gráficos que podem ser utilizados nos diversos pontos de contato.
As ondas representam a flexibilidade diante das constantes mudancas do mundo V.U.C.A (acrônimo das palavras inglesas Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity), conceito bastante utilizado na metodologia da Simbolicah.